Com tecnologia do Blogger.

.. A notícia que já queria ter partilhado ..

Funchal, Portugal

À uns posts atrás justifiquei que estava ausente porque estava a tirar uma formação que de um momento para o outro decidi que queria e precisava pois bem chegou a altura de comunicar qual é esta formação e dar-vos o meu feedback. Sim este é um post que já está muiitooo atrasado 😐
Bom a formação que estou a falar é a Formação Inicial Pedagógica de Formadores, e digo-vos foi a melhor coisa que decidi investir (a seguir ao curso de maquilhagem 😁).
A decisão foi tomada do dia para a noite depois do meu contrato de trabalho ter terminado. Decidi que queria me especializar mais e que queria passar os meus conhecimentos a outras pessoas e para isso precisava de ter acesso às ferramentas de ensino, e saber como poderia transmitir a minha mensagem para que pudesse ser entendida da melhor maneira possível.

Foi então que através de pesquisa e por obra do destino (?) encontro a RED APPLE.
A Red Apple é "um espaço de formação certificado pela DGERT-DSQA, cujas principais funções consistem na organização, promoção e desenvolvimento de atividades formativas, pensadas sobretudo para profissionais e licenciados em áreas como Psicologia, Educação e Ciências Sociais e do Comportamento."  É uma empresa cuja a escola esta sediada em Lisboa, mas que se desloca por várias cidades como Porto, Funchal, Ponta Delgada (Açores), entre outras, para que a formação chegue à todos.

Foi fundada por Ana Varão licenciada em Psicologia e Mestre em Sexologia e apaixonada por Mediação Infantil, em conjunto com o seu marido Rui Tomás licenciado em Media e Gestão de Empresas e pela sua melhor amiga Ana Manta licenciada em Psicologia e Mestre em Desenvolvimento Infantil. Pessoas fantásticas e apaixonadas pelo viver e pela sua família e cheias de uma energia positiva.

Digo que ao início estava bastante reticente pois não conhecia a empresa nem sabia se era credível pois o feedback era muito pouco. Mas o meu instinto dizia para ir em frente. E foi quando consegui um part time que me desse possibilidades tanto financeiras como horárias que "corri" a fazer a inscrição.

..Chegou o dia..

No primeiro dia cheguei ao Cowork Funchal mais cedo, fui a primeira, e aquele nervoso miudinho não me deixava pois o tempo passava e não aparecia ninguém (quem manda chegar demasiado cedo?!). Mas lá foram aparecendo formandos, 1 a 1, que tal como eu também tinham caído lá de para-quedas e não sabiam que expectativas criar. 

A formadora (Ana Varão) chegou com sorriso de orelha à orelha e a sala inundou-se de energias boas, criamos logo no primeiro dia uma empatia e entusiasmo por mais. Ah e mais nervoso quando  nos é  comunicado que no dia a seguir iríamos fazer uma simulação pedagógica inicial, ou seja, iríamos assumir o papel de formador por 10 min  e dar formação num tema à nossa escolha, com uma camera a apontar para nós. E isto já eram umas 21h/22h, tendo em conta que tínhamos de pensar no tema e na maneira de como iríamos apresentar, portanto sim mais nervoso.

As apresentações de uma maneira geral correram todas bem, e era o que se esperava para primeiro teste. O verdadeiro desafio estava era na Simulação Pedagógica Final de 20 minutos em que teríamos de aplicar TUDO o que fomos aprendendo ao longo de quase 2 meses, novamente com uma camera apontada à nós. E com o bónus de um trabalho escrito, o PIP (Projecto de Intervenção Pedágogica), que consistia fazermos o nosso Plano de Formação (documento que nos ajuda a planear a formação que queremos dar na nossa área).

.. O Curso..

O curso foi B- learning, ou seja tínhamos aulas presenciais e aulas à distancia e nestas podiamos escolher o nosso horário de estudo. 
Nas aulas à distancia tínhamos de recorrer à plataforma Moddle e lá podíamos encontrar 9 módulos  e cada módulo consistia na leitura de um manual, um exercício de fórum, um trabalho prático e um teste de 1h30 com perguntas do género escolha múltipla, correspondência, verdadeiro e falso. 

É um curso que na minha opinião se faz super bem, não é feito para as pessoas "chumbarem". E as poucas pessoas que chumbam, se é que chumbam, é porque não fizeram nada ou que desistem do curso. 

Valeu cada €, e contribuiu bastante para a minha comunicação. Faço o convite de passarem pela página desta escola aqui, pois não nos formamos apenas em formadores, podemos nos formar em tantas outras áreas como a mediação (familiar, escolar, comunitária, conflitos), linguagem corporal, coaching entre outras.

Os formadores são fantásticos e conseguem passar uma mensagem clara e dinâmica, e ainda esclarecem todas as nossas dúvidas de maneira impecável e só por isso já vale imenso.
Conheci também pessoas fantásticas e ainda aprendi muitas coisas em 7 áreas diferentes algumas delas até foram e serão muito úteis.
Agora posso dizer que já estou com as ferramentas necessárias para vos ensinar e com muito orgulho vos digo que já sou oficialmente formadora certificada.  💕

Muito obrigada por tudo!

Deixo-vos algumas imagens do curso, como não consegui tirar fotos retirei algumas através dos stories.








Redes Sociais da Red Apple: 





Bjs 
Catarina Ornelas





Sem comentários